Segmento prepara produtos e serviços exclusivos aos consumidores da classe C
A perspectiva para o crescimento da economia brasileira nos próximos anos está mudando as estratégias de todos os segmentos, entre eles o de turismo: a procura por pacotes e serviços turísticos entre os meses de janeiro a setembro de 2010 deverá subir cerca de 21% na comparação com o mesmo período do ano passado. O dado consta de pesquisa recente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) para 2010.
Após a chegada de mais de 32 milhões de brasileiros à classe C, segundo o Ibope, o Brasil passou a contar com 100 milhões de pessoas com voraz apetite para consumir todos os artigos e produtos. Viajar para destinos comuns a qualquer indivíduo da classe A e B – no Brasil ou no exterior – se tornou, assim, uma das metas desse público para os próximos 12 meses.
De olho nesse novo consumidor, os agentes de turismo já criaram serviços que aliam o desejo de consumo com as possibilidades econômicas da classe C. Uma das formas de atrair é oferecer descontos e prazo para pagar. O diretor-executivo da Yes Rent a Car Franchising (empresa locadora de veículos), Raimundo Teixeira, aposta no parcelamento facilitado para fidelizar clientes.
- As empresas que não incorporarem [o parcelamento] em seus planos perderão clientes e novas alternativas comerciais.
E ele está certo. De acordo com a pesquisa Ibope Mídia, o parcelamento é um fator que impulsiona a população a utilizar mais serviços e movimentar a economia. O documento descreve que “cerca de 60% dos 20 mil entrevistados afirmaram não gostar de dívidas e que mantêm seus pagamentos em dia para que na hora de comprar não haja empecilhos”.
No caso da franquia Yes Aluguel de Carros em Porto Seguro (um dos destinos mais procurados pelos turistas), a procura por carros populares aumentou 20%.
- Entre março e junho, a maioria dos nossos clientes viaja de pacotes promocionais, divididos em até 10 vezes, e que chegam aqui a procura de carros mais simples.
Governo
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou durante a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, no Rio de Janeiro, que projeta crescimento de 12% nas atividades do setor em 2010. Para efeito de comparação, o relatório de mercado do BC (Banco Central) projeta alta da economia brasileira ao redor de 7,5%.
O Ministério do Turismo lançou oficialmente, no Rio de Janeiro, o programa “Viaja Fácil Brasil”, visando explicitamente captar a classe C e oferecendo às agências associadas da Abav produtos voltados especificamente a ela. Outra vantagem do projeto é a facilidade de pagamento na aquisição dos pacotes de viagens – que podem ser parcelado em até 36 vezes.
Também há incentivos por faixa etária. A Trip Linhas Aéreas e o MTur oferecem bilhetes aéreos para todo o país com 35% de desconto, em qualquer época do ano, para as pessoas da “melhor idade”, ou seja, acima dos 60 anos.
A parceria oferece ainda pacotes customizados e hospedagem até 50% mais barata nos períodos de baixa ocupação. É mais uma forma de garantir diversão barata para quem não quer gastar muito.
A Trip ainda garante passagens aéreas parceladas em 60 vezes para os correntistas do Banco do Brasil, oferecendo 180 dias de prazo para iniciar o primeiro pagamento.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário