Sacolinhas plásticas estão com os dias contados no comércio.


Sempre que voltamos das compras em supermercados ou lojas, trazemos junto muitas sacolas de plástico. O destino delas é que causa preocupação. Os danos que o plástico traz ao meio ambiente são gravíssimos, o que torna a utilização de sacolas ecológicas uma realidade.
Utilizamos plásticos desde 1930 e menos de 5% de todo este plástico foi queimado, o resto está no ambiente até hoje e por pelo menos mais alguns séculos. Existem comprovações dos efeitos letais deste material quando disposto no meio ambiente sem retorno ao processo de reaproveitamento, ameaçando a existência humana de todos os seres vivos do planeta.
A alternativa que se encontra é a utilização dos plásticos oxi-biodegradável que agride menos o meio ambiente, pois diminui o tempo de degradação para no máximo em 18 meses, evitando a poluição nos fundos e vales, córregos, rios, lagos e oceanos. O processo de degradação deste tipo de plástico utiliza aditivos para acelerar este processo, contando com o auxílio do oxigênio, da temperatura e de processos mecânicos, como o vento, chuva, etc. Não precisa de um ambiente biologicamente ativo. A dona - de - casa Miriam da Silva Fuentes, de 51 anos, aprova esta nova tecnologia e lembra da utilização de sacolas de pano na sua infância. “Tendo em vista que o plástico demora muito mais para se decompor a sacola de pano é muito melhor para a natureza. Além do mais são muito mais práticas e eu não preciso ficar com aquele monte de sacolinhas pláticas. Eu lembro da minha infância onde cada dona-de-casa tinha a sua sacola, as pessoas têm que tomar consciência que devemos abrir mão de certos caprichos”.
Na cidade de Maringá, no interior do Paraná, a prefeitura está finalizando um projeto de lei proibindo o uso da sacola tradicional nos supermercados. A idéia é substituir esse material por uma embalagem retornável. Os supermercados da cidade entregam 18 milhões de sacolas, por mês, aos clientes. Esse material leva até 400anos nos lixões para se decompor.
O contra ponto deste novo modelo de sacolas vem das petroquímicas que alegam terem perda de lucro. A polêmica em torno das oxi-biodegradáveis , segundo Ana Domingues , da Funverde ( Fundação Verde Plantando um Mundo Melhor), não se justifica. “Existem mais de 50 países utilizando, inclusive a Europa. Os laudos atestam que são seguras. Quem está brigando contra são as petroquímicas que perdem 1% de lucro com o uso desta tecnologia”.


VOCÊ SABIA?

- Plásticos podem levar mais de 500 anos para se decompor no meio ambiente.

- 56% do lixo plástico é composto por embalagens usada uma só vez.
- Cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano.

- A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil.

- Isto significa 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário