O brasileiro não aumentou o consumo de produtos de beleza apenas no porta a porta e no grande varejo. "Nos últimos quatro anos, o segmento de saúde e beleza foi o que mais cresceu também no mercado de franquias, dentre um total de 23 setores", afirma Marcus Rizzo, diretor da Rizzo Franchise, empresa de consultoria e pesquisa de franquias na América Latina. Para 2011, ele aponta esse segmento como um dos cinco mais promissores para investir em novos negócios e projeta um crescimento de 14,5% em relação a 2010.
No ano passado, o setor faturou R$ 9,1 bilhões, segundo a Rizzo Franchise, e conquistou 19 novas redes, totalizando 292 marcas.
Atualmente, há 16.463 unidades, entre próprias e franqueadas, representando o setor de saúde e beleza no país. Entre essas unidades, há desde academias e clínicas de estética até farmácias de manipulação e lojas de suplementos alimentares.
Uma empresa que avança com este mercado é a Onodera, rede de estética facial e corporal que, em 2010, abriu seis unidades.
Em janeiro, ela inaugurou um ponto em Brasília e tem contrato fechado para abertura de mais uma unidade em Juiz de Fora (MG) nos próximos meses.
Apesar do crescimento visível do setor de franquias, Rizzo faz um alerta: muitas marcas atuam de forma desestruturada e sem organização, o que pode colocar seu futuro em risco". F.T.
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